Os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Lucas Barreto (PSD-AP) saíram em defesa de suas candidaturas à primeira-vice-presidência do Senado. O posto é o único em que não houve acordo para a votação dos demais membros da Mesa Diretora da Casa.
Em pronunciamento, Barreto sustentou que sua candidatura foi anunciada antes e já tem o apoio de outros senadores e partidos. "Quando meu partido, o PSD, indicou o meu nome, senti-me honrado com a missão de substituir o ilustre senador Antonio Anastasia (PSD-MG)", disse. "Tivemos o apoio de vários partidos e senadores, amigos leais e verdadeiros que conquistei no Senado Federal, que sabem da minha índole", acrescentou.
Já o senador Vital do Rêgo disse que sua candidatura visa garantir a participação do MDB e a chamada proporcionalidade partidária, ou seja, as maiores bancadas ocupam os cargos principais. "[Minha candidatura] é um apelo para que garantamos a proporcionalidade com a presença do MDB, afinal de contas, é o que desejamos, não apenas a administração interna, mas o trabalho que venhamos a ter nos próximos meses", disse. "Isso é muito caro ao Parlamento, penso ser fundamental e indispensável", acrescentou.