Sebastião Melo, candidato a prefeito de Porto Alegre pelo MDB
Sebastião Melo, candidato a prefeito de Porto Alegre pelo MDB.| Foto: Reprodução Facebook

O candidato a prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) registrou um boletim de ocorrência contra a adversária no pleito, Manuela D'Ávila (PCdoB). Melo acusa a candidata de ter insinuado em propaganda eleitoral que ele seria racista. Segundo o Correio do Povo, jornal que teve acesso ao no documento protocolado pelo emedebista, Melo afirma que Manuela cometeu "crime eleitoral". O candidato diz que não é racista e que "sentiu-se atingido na sua honra pessoal, uma vez que eleição a gente pode ganhar ou perder, mas não manchar biografias".

A propaganda veiculada durante a campanha de Manuela conecta Melo a declarações do ex-candidato Valter Nagelstein (PSD) e à opinião do vice-presidente Hamilton Mourão de que não existe racismo no Brasil. Nagelstein declarou apoio a Melo no segundo turno.

Manuela afirmou que o adversário "tenta criar um fato eleitoral" e que ele "responderá judicialmente por isso: entraremos com uma ação de dano moral por injúria e difamação e também com denunciação caluniosa pelo Boletim de Ocorrência".