O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, disse nesta quarta-feira (27) que o papel dos militares na democracia é defender as instituições, respeitar a vontade do povo e se submeter ao controle civil. A declaração ocorreu em coletiva de imprensa após reunião bilateral com o ministro da Defesa do Brasil, general Paulo Sérgio Nogueira. O chefe do Pentágono participa da 15ª Conferência dos Ministros da Defesa das Américas, em Brasília, desde a última terça-feira (26).
“Nesta conferência, tive a oportunidade de reafirmar o papel adequado da função do Exército em uma sociedade democrática. Isso significa controle civil firme dos militares. Significa transparência e responsabilidade em defender as instituições. Significa proteger a democracia e respeitar a vontade do povo. E defender os direitos humanos e o Estado de Direito”, disse o secretário americano. “É especialmente vital para os militares desempenharem seu papel responsavelmente durante as eleições”, completou.
A fala ocorre em um momento em que o Ministério da Defesa se soma aos esforços do presidente Jair Bolsonaro para questionar o sistema eleitoral brasileiro baseado no voto em urna eletrônica. Na reunião bilateral, segundo a CNN Brasil, Austin III teria ressaltado que os Estados Unidos esperam que tudo ocorra bem com as eleições de outubro. Anteriormente, a embaixada dos EUA no Brasil já havia manifestado confiança nas eleições brasileiras, consideradas um "modelo para o mundo".