O presidente do Tribunal Superior Eleitor (TSE), ministro Edson Fachin, e o ministro Alexandre de Moraes, que assumirá o comando da corte em agosto, participarão nesta sexta-feira (3), presencialmente, do VIII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), em Curitiba (PR).
O evento, que começou nesta quarta-feira, é promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e já contou com a participação virtual dos ministros Luís Roberto Barroso e Cármen Lucia, do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros ministros e ex-ministros do TSE. Em sua palestra, na quarta-feira, a ministra Cármen Lucia defendeu a democracia e o sistema eleitoral brasileiro.
“Temos volta e meia na história a tentativa de enfraquecer a democracia para enfraquecer a cidadania. Para reagir a isso temos eleições periódicas livres e o uso de urnas eletrônicas que garantem a legitimidade e a lisura há 25 anos”, afirmou a ministra. “As instituições fortes fazem com que tenhamos a força da democracia e evitam qualquer tentativa de debelar ou enfraquecer a democracia”.