Os novos modelos de  cartões do Auxílio Brasil têm um chip que possibilita utilizar o cartão na função de débito, permitindo aos beneficiários realizar compras em estabelecimentos.
Os novos modelos de cartões do Auxílio Brasil têm um chip que possibilita utilizar o cartão na função de débito, permitindo aos beneficiários realizar compras em estabelecimentos.| Foto: Divulgação.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, vetou a divulgação da propaganda do governo federal sobre o novo cartão do Auxílio Brasil. O ministro entendeu que não ficou comprovada a urgência para a realização da campanha durante o período eleitoral.

"A despeito da necessidade de divulgação ampla do recebimento e uso do novo 'Cartão Auxílio Brasil', não ficou comprovada a urgência da publicidade e a necessidade de sua realização em período eleitoral", disse Moraes. O governo pretendia apresentar o novo cartão e esclarecer que o cartão antigo vai continuar em funcionamento até que um novo seja enviado, informou o portal g1.

Para o ministro, as informações sobre o novo cartão "podem ser divulgadas após o período eleitoral, sem qualquer prejuízo do recebimento e uso do auxílio por parte dos beneficiários". Durante o período eleitoral o governo precisa pedir autorização ao TSE para veicular propagandas devido à Lei das Eleições.