O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (União Brasil) estará em Belo Horizonte (MG) nesta quarta-feira (8) para o lançamento de uma iniciativa contra a corrupção batizada de Movimento Organizado República e Ordem (Moro). Em nota, a organização do grupo afirmou que Minas Gerais foi escolhida para lançar o movimento por ser um estado “politicamente estratégico para o país”. A iniciativa já está organizada em quatro estados: São Paulo, Bahia, Paraíba e Minas Gerais.
“Minas é a síntese do Brasil. Em nossos limites temos desenhadas as características essenciais de nossa nação. Por isso existe a máxima de que para onde vai Minas, vai o país”, disse Márcio Coimbra, líder do movimento no estado. O grupo tem o objetivo de “mobilizar a sociedade e defender as pautas de Sergio Moro, oriundas da Lava Jato”.
A iniciativa “defende a moralização da política mediante a restauração da prisão em segunda instância, o fim do foro privilegiado, a defesa de candidaturas com ficha e currículo limpos, o fim da reeleição em todos os níveis, transparência total nos gastos do governo, além de firmeza no combate ao crime com a defesa da independência da Polícia Federal”. O evento será aberto ao público e vai ocorrer às 12h, no Hotel Mercure Savassi.
“O Movimento Organizado República e Ordem – MORO é organizado pela sociedade civil, formado por brasileiros preocupados com a situação do país e a polarização política, baseado em pautas éticas e republicanas que restaurem a ordem, mediante o cumprimento da lei e o estabelecimento de mecanismos que combatam a corrupção. O líder do Movimento em Minas Gerais é o cientista político Márcio Coimbra”, disse o grupo, em nota.