A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro contestou nesta terça-feira (16) a candidatura de dez políticos do estado. O órgão pede que os registros sejam indeferidos pela Justiça Eleitoral. A procuradoria propôs ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio ações contra três candidatos majoritários: Cesar Maia (PSDB), que é vice na chapa de Marcelo Freixo (PSB) na disputa pelo governo; Washington Reis (MDB), que é vice de Cláudio Castro (PL) e Daniel Silveira (PTB), candidato ao Senado.
"O MP Eleitoral contestou os registros de Maia e de Reis ao TRE/RJ por terem sido condenados em processos por improbidade administrativa (Maia) e criminal (Reis) em decisões colegiadas", informou a procuradoria, em nota.
A PRE também questionou os registros do ex-governador Anthony Garotinho (União) e de outros seis candidatos a deputado federal: Ademir Melo (Podemos), Cesar Dorea (Solidariedade), Dedinho (PSD), Dica (União), Sandro Matos (Solidariedade) e Sargento Aquino do Papa (Solidariedade). A procuradoria informou que propôs as ações por motivos que afastam suas condições de elegibilidade nestas eleições.