Em propaganda eleitoral veiculada na TV nesta quinta-feira (8), a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à gestão da pandemia por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
O vídeo inicia com falas polêmicas de Bolsonaro durante a crise de saúde, e em seguida afirma que vítimas da Covid-19 poderiam ter sido salvas. Na sequência, Lula aparece dizendo que “o atual presidente debochou da Covid e fez pouco caso dos mortos” e que teria atrasado a compra de vacinas. Após a fala do ex-presidente, o vídeo mostra programas de governos petistas na área da Saúde.
Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro tem se defendido de críticas envolvendo sua gestão da pandemia alegando que o governo comprou vacinas, que todos os que desejaram puderam se vacinar, e que em contratos com algumas fabricantes dos imunizantes não havia garantia da entrega das vacinas ou havia cláusulas afastando a responsabilidade dessas empresas por efeitos colaterais.
Bolsonaro também tem tentado levar o tema para o lado econômico, no qual sustenta que sua gestão obteve melhores resultados no enfrentamento à crise decorrente da pandemia na comparação com outros países. “Erraram lá atrás com a política do ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’. Atendemos 68 milhões de pessoas com o Auxílio Emergencial. Nosso povo estava condenado a passar fome. Atendemos aos mais humildes, aos mais necessitados”, disse, em discurso no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 7 de setembro.