O ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva, candidato à Presidência da República pelo PT, afirmou que, se for eleito, irá destinar recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a área da pesquisa. A promessa de campanha foi feita, nesta quinta-feira (28), durante a participação dele na 74ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento foi realizado na Universidade de Brasília (UnB).
“Os orçamentos das agências de fomento federais, destacadamente os do CNPq, FINEP e CAPES devem ser recuperados e ampliados a partir dos patamares mais elevados alcançados nos governos do PT”, afirmou o petista, segundo declaração publicada pelo G1.
A SBPC é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 1948, em São Paulo, por obra de seis dezenas de pesquisadores que pretendiam incentivar o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. A entidade recebe recursos do governo federal e tem assento permanente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo do governo federal, e mantém representantes oficiais em mais de 20 conselhos e comissões governamentais.