O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta sexta-feira (30) que a urna eletrônica é utilizada no Brasil "com inegável sucesso" há 25 anos. O senador recebeu 87 representantes de delegações estrangeiras que irão acompanhar as eleições brasileiras, no domingo (2). As comitivas representam 26 países.
"Essa presença tão expressiva e tão variada demonstra o interesse internacional em nosso país e no nosso sistema eleitoral, particularmente pela utilização, com inegável sucesso, de urnas eletrônicas já há 25 anos, conforme me aprofundei no dia de ontem", disse Pacheco durante a sessão.
O presidente do Senado ressaltou que o sistema eletrônico de votação garante uma apuração “rigorosa, transparente e rápida, essencial para que as eleições tenham resultados incontestes". O evento no plenário do Congresso foi acompanhado também pelo secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Levi Mello.
"A urna eletrônica, juntamente com outros mecanismos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral, constitui um pilar da democracia brasileira. E repito: é motivo de grande orgulho nacional”, completou Pacheco. O presidente do Senado deve acompanhar a contagem de votos da sala de totalização do resultado, na Corte eleitoral.