O PP encaminhou uma representação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) ao Conselho de Ética da Câmara pedindo a cassação do mandato do parlamentar. A ação foi anunciada nesta terça-feira (18) pelo presidente nacional do partido e atual ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, em publicação nas redes sociais.
“A representação do Progressistas ao deputado Janones, réu confesso de propagar fake news, foi apresentada ao Conselho de Ética. As instituições, agora, avaliem e julguem esses atos antidemocráticos”, escreveu. Segundo Nogueira, Janones atua com "irresponsabilidade" e "inconsequência".
Janones tem atuado na campanha do ex-presidente Lula (PT) nas redes sociais e exercido um papel estratégico na coordenação da campanha do petista na internet. O deputado é responsável, por exemplo, por mensurar a divulgação de conteúdos contra o ex-presidente em grupos de WhatsApp e por criticar abertamente aliados de Bolsonaro nas redes. O parlamentar, inclusive, defende o uso das fake news contra Bolsonaro.