Os partidos políticos têm prazo até está segunda-feira (18) para atualizar suas listas de filiados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), procedimento obrigatório para as siglas que desejam disputar as eleições de 2022. As novas listas de filiação partidária a serem entregues já devem especificar todos que se filiaram até o dia 2 de abril, que foi a data limite de entrada nas fileiras partidárias para aqueles que pretende se candidatar no pleito de outubro.
O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 2 daquele mês e um eventual segundo turno, para o dia 30. Neste ano, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Realizada semestralmente, sempre nos meses de abril e outubro, a atualização deve passar por alterações, a partir de mudanças planejadas pela Justiça Eleitoral no Sistema de Filiação Partidária (Filia). O formato atual deve ser substituído por atualizações diárias, mas ainda não há previsão para a consolidação do novo formato.