A Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediu nesta terça-feira (1º) o apoio da Força Nacional de Segurança e aeronaves da Polícia Federal para garantir a liberação das rodovias que estão bloqueadas por caminhoneiros insatisfeitos com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.
Em ofício, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que solicitou os reforços, informou o portal g1. Segundo o balanço mais recente da PRF, 392 pontos de bloqueios foram desfeitos. Ainda ocorrem 143 pontos de interdições pelo país, onde a via não está totalmente paralisada, e 70 pontos de bloqueios.
"Assim, em cumprimento às determinações judiciais, faz-se necessário o apoio da Força Nacional para união de esforços em busca do interesse público, cujo planejamento das operações se dará em reunião conjunta de trabalho entre as forças de segurança pública”, afirmou Vasques. As aeronaves da PF serão utilizadas para “transporte de servidores e patrulhamento das áreas afetadas”.