Os dirigentes de PSDB, Cidadania e MDB decidiram nesta quarta-feira (1º) que o prazo final para definir as alianças estaduais entre as legendas será na próxima quarta-feira (8). Após João Doria (PSDB-SP) desistir da disputa ao Planalto, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, sinalizou que o MDB precisaria se alinhar aos tucanos no Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, para conseguir o apoio do partido a pré-candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência.
"PSDB/Cidadania e MDB acordaram o dia 08 de junho, quarta feira, como prazo final para a definição das alianças regionais. Na quinta-feira, a Executiva ampliada do PSDB se reúne para confirmar apoio à candidatura de Simone Tebet ou lançamento de candidatura própria à presidência", disse o PSDB no Twitter.
No final de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a federação entre PSDB e Cidadania. Com isso, os dois partidos devem atuar em conjunto, como um único ente partidário, durante os quatro anos da próxima legislatura. O Cidadania já anunciou que apoio o nome de Tebet para representar a terceira via nas eleições.
"Simone Tebet terá a oportunidade de liderar um projeto que atraia os setores mais diversos possíveis… Essa é a posição da Executiva Nacional do Cidadania, à qual o partido espera que os demais integrantes do centro democrático e todos os que desejam o fim da polarização se associem", dizia o comunicado da sigla divulgado no último dia 24. Agora, Cidadania e MDB esperam a decisão dos tucanos sobre a candidatura ao Planalto.