Em visita à Feira de Santana (BA), na tarde desta segunda-feira (12), a candidata à presidência da República Simone Tebet (MDB) prometeu, se eleita, a criação do programa “Mãe Brasileira”, de assistência às gestantes antes e depois do parto. A ação, que não consta no programa de governo protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevê o acompanhamento de mães e bebês até o primeiro ano de vida.
Entre os benefícios do programa, estão a realização de pelo menos seis consultas de pré-natal, exames, parto humanizado e um pequeno enxoval para os recém-nascidos. O programa também prevê o transporte público gratuito e visita antecipada à maternidade de referência para o parto.
“A Mãe Brasileira, que é cópia de um projeto que tem em São Paulo, garante à mãe, desde o primeiro dia de gravidez até o primeiro ano de vida desse bebê, uma proteção diferenciada, melhor e específica”, disse.
Durante a visita, Tebet também voltou a afirmar que, se eleita, pretende reajustar em 25% a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) a cada ano de governo, chegando a 100% ao fim da gestão, além de zerar a fila de exames, cirurgias e consultas acumuladas ao longo da pandemia.