Desembargador Roberval Belinati (direita) recebeu a visita do embaixador Leonardo Gorgulho para tratar das eleições neste segundo turno no exterior.
Desembargador Roberval Belinati (direita) recebeu a visita do embaixador Leonardo Gorgulho para tratar das eleições neste segundo turno no exterior.| Foto: TRE-DF/Divulgação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, recebeu nesta quarta-feira (19) uma visita do embaixador Leonardo Gorgulho, secretário de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura do Itamaraty, para tratar das eleições neste segundo turno no exterior. O TRE-DF é órgão responsável pelas seções eleitorais fora do país.

Durante o encontro foram apresentadas pelo Tribunal as ações que estão sendo desenvolvidas para solucionar alguns problemas identificados durante o primeiro turno das eleições, realizado no dia 2 de outubro. Na ocasião foram identificadas filas nas seções eleitorais de alguns países, além de problemas nas urnas eletrônicas, que precisaram ser substituídas. Cerca de 250 novas urnas eletrônicas serão distribuídas nas seções eleitorais do exterior.

Segundo o TRE-DF, o Itamaraty enviará servidores do Brasil para atuarem em outros países, auxiliando a organização do eleitorado durante o dia de votação. Ao todo, serão enviados cerca de quarenta pessoas para Buenos Aires, Los Angeles, Paris, Dublin, Porto e Lisboa, entre outras localidades.

Também será estudada a viabilidade de oferecer transporte oficial gratuito para o deslocamento dos eleitores com veículos identificados com o serviço da Justiça Eleitoral do Brasil e haverá ajustes em alguns locais de votação para melhorar o fluxo de entrada e saída dos eleitores.