O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu nesta terça-feira (6) a candidatura de Washington Reis (MDB), vice na chapa de Cláudio Castro (PL) na disputa pelo governo do estado. A decisão foi por unanimidade, os sete desembargadores votaram contra a candidatura de Reis.
Na semana passada, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a condenação de Reis por danos ambientais durante sua gestão à frente da prefeitura de Duque de Caxias, informou o jornal O Globo. Os desembargadores entenderam que o ex-prefeito está inelegível devido às condenações por crimes ambientais.
A defesa de Washington Reis deve recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A campanha de Castro precisa decidir sobre uma eventual troca do vice até o próximo dia 12.
"Vou recorrer ao TSE, não vejo nada que embase esta decisão. Estou no prazo para apresentar recursos e, por isso, entendo que não trago nenhuma insegurança ao governador. Temos seis dias para estar aptos a concorrer. Neste prazo é possível dar uma volta ao mundo, o jogo vai virar", disse Reis em entrevista ao jornal O Globo.
No dia 1º de setembro, Reis foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal para investigar o favorecimento na contratação de uma cooperativa de trabalho pela prefeitura de Duque de Caxias.