O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou neste sábado (29), na véspera do 2º turno das eleições, a verificação do sistemas eleitorais e emitiu o relatório zerésima, que tem a finalidade de comprovar a inexistência de votos computados nos equipamentos. O evento iniciou com atraso de 2h, e foi conduzido pelo secretário de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral, Júlio Valente. “O que comprovamos aqui é que o sistema lacrado em 2 setembro é o que está aqui. Não há votos computados”, disse Valente.
A emissão do relatório foi acompanhada por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fiscais, delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, além das Forças Armadas. Todos foram convocados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, por meio de edital.
As zerésimas de totalização emitidas pelo próprio tribunal são diferentes do relatório da zerésima feito pelos TREs e que será impresso por cada urna eletrônica no domingo (2), a partir das 7h (horário de Brasília), que comprova que não existe voto no equipamento para qualquer candidato antes do início da votação.