Usando a hashtag #PazNasEleições, as entidades comparam a eleição com uma partida de futebol e pedem que os eleitores votem com liberdade e respeito.
Usando a hashtag #PazNasEleições, as entidades comparam a eleição com uma partida de futebol e pedem que os eleitores votem com liberdade e respeito.| Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com os clubes que integram a série A do Campeonato Brasileiro, promoveram na manhã desta sexta-feira (30) um tuitaço pela paz nas eleições. A ação faz parte de uma campanha lançada na última semana. Ontem o presidente da Corte, Alexandre de Moraes, afirmou que não haverá restrições para que eleitores votem com as camisas da Seleção Brasileira.

O público alvo da mobilização são as pessoas envolvidas com o esporte e os torcedores. Usando a hashtag #PazNasEleições, as entidades pretendem comparar a eleição com a competição em campo e estimular o eleitorado a votar com liberdade e respeito, pedindo que a violência fique de fora da disputa eleitoral. Conforme a campanha, essas duas festas populares devem ser pacíficas. Segundo o TSE, a iniciativa pretende ampliar a consciência sobre a importância da democracia entre todos os setores da sociedade.

Os vídeos e spots da campanha, que também foram produzidos em parceria com a CBF, começaram a ser exibidos na última quinta-feira (22), nas emissoras de rádio e televisão de todo o país. “O jogo tem que ser limpo”, diz a narradora de uma das gravações, afirmando que, tanto no futebol quanto na política, adversário não é inimigo e que eleição em clima amistoso é vitória da democracia. Os anúncios serão veiculados até domingo (2), dia em que será realizado o primeiro turno das eleições de 2022.