O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou nesta semana um material de reforço para os mesários que irão trabalhar no segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro. Segundo o órgão, o conteúdo visa garantir que os voluntários exerçam a função com tranquilidade e segurança durante o pleito.
O treinamento ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para capacitar as pessoas que atuam nestas eleições.
Segundo o TSE, tanto na página EAD, quanto no aplicativo, o material está organizado em módulos, de forma a tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso por parte dos usuários. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também ficará à disposição um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas eleições deste ano.
No primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro, foram registradas filas em locais de votação de todo o país, o que atrasou o encerramento de algumas zonas eleitorais. Segundo o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, a Corte iria tomar medidas para evitar que as filas voltassem a acontecer.