Veículos de imprensa dos nove estados que formam a Amazônia Legal se uniram em pool para entrevistar os candidatos à Presidência da República sobre os desafios da região. A iniciativa, idealizada pelo Grupo Liberal, do Pará, começa no dia 5 de setembro, no Dia da Amazônia. Também participam do pool o Grupo Mirante, do Maranhão, A Crítica, do Amazonas, Diário da Amazônia, de Rondônia, Gazeta do Cerrado, de Tocantins, Gazeta Digital, do Mato Grosso, Roraima em Tempo, Gazeta do Acre e Diário do Amapá.
A ordem das entrevistas foi definida por sorteio e seguirá da seguinte forma: 5 de setembro - Felipe D’ávila (Novo); 6 de setembro - Ciro Gomes (PDT); 8 de setembro - Luiz Inácio Lula da Silva (PT); 9 de setembro - André Janones (Avante); 12 de setembro - Jair Bolsonaro (PL); 13 de setembro - Pablo Marçal (Pros); e 14 de setembro - Simone Tebet (MDB).
As entrevistas serão ao vivo e transmitidas online sempre ao meio-dia, no horário de Brasília. Cada entrevista terá uma hora de duração e serão 10 perguntas: uma pergunta para cada um dos nove veículos e cada candidato terá ainda mais cinco minutos para considerações finais, totalizando dez oportunidades de fala. Na próxima semana, o grupo deve realizar uma nova reunião de alinhamento para definir as perguntas e soluções tecnológicas para a transmissão simultânea para a população de seus estados.
Além disso, o Grupo Liberal irá, a partir de 16 de agosto, monitorar e checar as declarações dos candidatos à Presidência sobre a Amazônia com o projeto “Amazônia Check”. A iniciativa de checagem é um dos seis projetos selecionados entre mais de 160 inscritos no programa “Jogo Limpo nas eleições 2022”, uma iniciativa do Youtube Brasil e do International Center For Journalists (ICFJ) e terá o acompanhamento do Projeto Comprova, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).