Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem luz

Brasil importa energia do Uruguai para garantir fornecimento no RS

Brasil importa energia do Uruguai
Resgate do exército em Canoas, no Rio Grande do Sul: ao todo, 380 mil unidades consumidoras estão sem luz. Brasil importa energia do Uruguai para tentar minimizar impacto. (Foto: EFE/ Isaac Fontana)

Ouça este conteúdo

Com 380 mil consumidores sem energia em cerca de 150 municípios no Rio Grande do Sul, devido às fortes chuvas, o Brasil deve manter a importação de energia elétrica do Uruguai para auxiliar no fornecimento, segundo informou neste sábado (4) o Ministério das Minas e Energia.

O mecanismo emergencial passou a ser adotado na quinta-feira (2), de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e ocorre por meio de uma linha de transmissão na fronteira entre os países, conectando o Sistema Interligado Nacional.

A medida é uma forma de evitar a sobrecarga do sistema sul rio-grandense, já que há subestações de energia elétrica completamente alagadas, impedindo o acesso de equipes de concessionárias para manutenção.

Além de o Brasil importar energia do Uruguai, estão sendo feitas a transferência parcial de cargas entre subestações para aumento da confiabilidade do sistema, entre outras medidas de contingência.

A ideia é priorizar o restabelecimento em locais como escolas, hospitais, asilos e outros locais de uso coletivo.

Atualmente, além do Uruguai, o Brasil tem acordos de intercâmbio de energia com a Argentina, com o Paraguai, via Usina Hidrelétrica de Itaipu, e em dezembro do ano passado o governo Lula autorizou a compra de energia da Venezuela.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.