O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil vai continuar a explorar petróleo até chegar ao patamar de economia de um país desenvolvido.
“Na minha opinião, [o país vai explorar petróleo e gás] até quando o Brasil conseguir alcançar IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] à altura do que atingiram os países industrializados, que hoje podem contribuir muito pouco com a questão ambiental porque se industrializaram muito antes de nós", disse o ministro em entrevista à "Folha de S.Paulo".
O forte investimento em óleo e gás está no centro do debate na transição energética proposta pelo governo. Isso porque ao mesmo tempo em se compromete a apoiar o crescimento de energias renováveis, o governo se mostra interessado em aumentar suas reservas de petróleo, movendo esforços para explorar a Margem Equatorial e tendo sido convidado a entrar para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+).
Silveira ressalta que ter uma matriz limpa não significa abrir mão dos fósseis, e que é justamente o dinheiro que deles que será usado para fazer financiar a transição.
Em outra ocasião, o ministro também disse que o petróleo pode ser usado para amenizar o impacto da transição energética na conta de luz.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo