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BYD
Seal 06 faz parte dos carros da quinta geração lançados pela BYD, com motores capazes de percorrer mais de dois mil quilômetros sem recarga ou reabastecimento.| Foto: Divulgação/BYD

A montadora chinesa especializada em carros elétricos BYD anunciou a sua quinta geração de veículos híbridos plug-in para o mercado global. Com eficiência maior e consumo de combustível menor, os veículos terão autonomia para rodar até 2,1 mil quilômetros sem precisar de recarga ou reabastecimento, segundo a empresa.

Isso significa ser possível fazer um percurso equivalente à distância entre São Paulo e Sergipe, do Rio a Alagoas ou, ainda, entre Brasília e Fortaleza com uma única carga ou tanque. Nos Estados Unidos, cerca de 2 mil km é mais ou menos o percurso de Nova York a Miami. Na Europa, entre as capitais Paris e Berna.

A nova tecnologia chega ao mercado com o lançamento dos modelos sedãs Qin L DM-i e Seal 06 DM-i. A diferença, diz a empresa, é que o nível de eficiência térmica e operacional estão otimizados. Isso significa que o novo sistema reduz perda de energia, fortalecendo a capacidade e desempenho do veículo.

BYD está construindo no Brasil sua primeira fábrica fora da Ásia

Por ora, esses carros serão vendidos somente na China e depois devem ganhar escala para outros países. Segundo a BYD no Brasil, por enquanto não há previsão de os modelos citados serem comercializados no Brasil.

Mas esse deve ser um caminho natural, uma vez que o Brasil é um dos países no radar de investimentos estratégicos da empresa. Além das importações, a BYD está construindo sua primeira fábrica fora da Ásia. Será em Camaçari, na Bahia, para a produção de carros elétricos, puros ou híbridos, cuja proposta é atender toda a América do Sul.

A BYD cessou a produção de carros exclusivamente a combustíveis fósseis em 2022 para focar nas linhas de híbridos e elétricos. Segundo a Bloomberg, desde então, tem aumentado suas vendas não só para o mercado chinês, mas para outros mercados emergentes que não têm infraestrutura para o carregamento de baterias.

É o caso do Brasil, onde os modelos híbridos ganham mais espaço no gosto do consumidor. Além de o carro com motor misto (bateria e combustão) ser mais barato, é ajustável à infraestrutura nacional, que hoje não tem postos suficientes para carregamento de veículos elétricos.

Hoje, a BYD vende no Brasil – por importação – os modelos TAN, Dolphin Mini, Dolphin Plus, Dolphin, Yuan, Han e o Seal. O único híbrido, até agora, é o Song Plus.

O cargueiro da BYD que aportou em Pernambuco na semana passada, com quase 5,5 mil veículos, veio com modelos sedã híbrido BYD King, conforme vídeo divulgado nas redes sociais pela revista Quatro Rodas.

“A nova tecnologia representa não apenas um grande salto tecnológico, mas significa o início de uma nova era na história da indústria automobilística global”, enfatizou Wang Chuanfu, presidente e CEO da BYD em nota da companhia.

O anúncio da BYD abre, ainda, um novo capítulo na corrida das montadoras pela eficiência das baterias. Segundo a Bloomberg, a Toyota também apresentou na semana passada protótipos de uma nova geração de motor de combustão interna para operar junto às baterias.

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