O governo federal lançou nesta terça-feira (26) o programa Mobilidade Verde e Inovação, o Mover, que concede benefícios fiscais e liberação de R$ 19,3 bilhões em crédito para empresas que investirem em descarbonização de automóveis até 2028.
O objetivo é usar esse crédito para pesquisar e desenvolver produtos e tecnologias mais sustentáveis na indústria automobilística.
A fatia de investimento das empresas para se encaixarem nas regras do programa varia conforme a categoria.
Os veículos comerciais leves, por exemplo, devem direcionar 1% da sua receita bruta a partir de 2024. O percentual sobe gradualmente até 1,8% em 2029.
Esse montante oscila de 0,6% a 1% para ônibus, caminhões e maquinários. E para autopeças, sistemas e soluções estratégicas será de 0,3% a 1%.
O Mover foi criado por medida provisória (MP) e faz parte de um pacote de anúncios. Entre eles, o governo enviou ao Congresso Nacional, na semana passada, um projeto de lei instituindo o programa. O PL vai tramitar em paralelo com a MP, e os parlamentares decidirão qual a melhor maneira de encaminhar a matéria. Os textos do PL e da MP são idênticos.
Uma das regras estabelece que o investimento da empresa em descarbonização deve ser feito no Brasil, mas poderá ser realizado por meio de empresas parceiras.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião