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Volvo e Ford estão revendo seus planos para os carros elétricos.
Volvo e Ford estão revendo seus planos para os carros elétricos.| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

A Ford e a Volvo desistiram de concentrar esforços em carros puramente elétricos. Diante de um mercado aquém do esperado, baterias caras e a competição sem fôlego frente às marcas chinesas, ambas decidiram focar suas estratégias nos modelos híbridos, que misturam baterias e combustão.

A General Motors, fabricante da Chevrolet, já tinha anunciado a mesma decisão neste ano. A aposta em carros híbridos, em vez de puramente elétricos é uma tendência também observada no Brasil.

A Ford Motor Co. informou que o mix de despesas de capital anuais da companhia dedicado a veículos puramente elétricos diminuirá de cerca de 40% para 30%. Entre as mudanças, a companhia abandonou o plano de produzir uma SUV esportiva elétrica de três fileiras de assentos e vai para apostar em uma nova linha de SUVs desse modelo com motor híbrido.

A montadora também vai atrasar o lançamento de uma nova grande picape elétrica em cerca de 18 meses, até 2027. Além disso, a empresa criada por Henry Ford realinhou seu plano de fornecimento de baterias nos Estados Unidos para reduzir custos.

A justificativa, segundo nota publicada no site da companhia, é que “o mercado de veículos elétricos está evoluindo rapidamente, à medida que os concorrentes chineses alavancam estruturas de custos vantajosas, incluindo integração vertical, engenharia de baixo custo e tecnologia avançada de baterias multienergéticas”.

“Com a compressão de preços e margens, tomamos a decisão de ajustar nosso roteiro de produtos e tecnologia e pegada industrial para atingir nossa meta de atingir EBIT positivo dentro dos primeiros 12 meses de lançamento para todos os novos modelos”, acrescentou o vice-presidente e diretor financeiro da Ford, John Lawler.

A Volvo, por sua vez, abandonou a meta de produzir apenas carros puramente elétricos até 2030, e informou que vai direcionar a estratégia para os híbridos. A montadora atribuiu a decisão às mudanças de condições no mercado.

A Volvo espera agora que pelo menos 90% da sua produção seja composta por carros elétricos e híbridos plug-in até 2030, segundo a BBC.

A procura por veículos elétricos cresceu, porém mais lentamente do que o esperado por muitas montadoras. Empresas como a Tesla diminuíram seus preços para tentar competir, mas, segundo a Reuters, analistas acreditam que a pressão para cortar custos de fabricação e de baterias não irá desaparecer.

As marcas chinesas representam cerca de metade de todos os veículos elétricos vendidos globalmente. A BYD, marca líder na China, chegou a ultrapassar a Tesla como maior fabricante mundial de veículos elétricos no quarto trimestre de 2023, mas a empresa norte-americana retomou o posto no começo de2024.

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