Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em 2025

Governo fará leilão para armazenamento de energia em baterias, diz Silveira

Governo fará leilão para armazenamento de energia em baterias, diz Silveira
Silveira também garantiu que o Brasil não enfrentará falta de energia, apesar da seca histórica. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado.)

Ouça este conteúdo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quinta-feira (12) que o governo federal pretende realizar um leilão para contratar sistemas de baterias de armazenamento de energia. A consulta pública será publicada nos próximos dias.

“A finalidade do leilão de baterias é impulsionar a tecnologia no Brasil, e tentar trazer a Huawei e outras grandes produtoras de baterias, principalmente da China, para trazer tecnologia para o Brasil”, disse o ministro após participar de um evento da Enel, em São Paulo.

O armazenamento será usado para auxiliar o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nos horários de pico de consumo. Silveira destacou que o processo do leilão não ocorrerá de forma açodada.

“Acredito muito que, a médio prazo, as energias intermitentes [eólica e solar] vão ser acondicionadas nas baterias e vão diminuir o custo da energia”, disse.

Segundo o ministro, o certame para armazenamento de energia em baterias será específico e não fará parte do próximo leilão de reserva de capacidade. Ele destacou que o leilão de reserva de capacidade para a contratação de potência ocorrerá ainda em 2024. A medida visa garantir o abastecimento elétrico no país.

“[O leilão] Está sendo preparado com o cuidado necessário. Um dos pontos principais de chegar à nossa demanda, para a gente publicar as fontes que vamos contratar para geração de energia firme, é exatamente o quanto a gente precisa de térmicas existentes e planejamento de térmicas novas”, afirmou.

Silveira também garantiu que o Brasil não enfrentará falta de energia, apesar da seca histórica. “Não teremos racionamento, estamos com segurança energética garantida. O que se discute agora são medidas para que a gente continue tendo essa segurança energética e que ela tenha o menor impacto tarifário para o consumidor”, disse o ministro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.