O Neta GT, modelo esportivo da Neta Auto, da China: empresa promete lançar três modelos no Brasil ainda neste ano.| Foto: Divulgação/Neta
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Após BYD e GWM, uma terceira marca chinesa de carros elétricos – a Neta Auto – acaba de anunciar sua chegada ao Brasil. A operação começa no segundo semestre deste ano com o lançamento de três modelos para importação e a abertura de concessionárias. O plano inclui, ainda, uma fábrica para produzir veículos eletrificados no país.

A data e o local para a instalação da fábrica não foram definidos pela empresa, nem o número de lojas. Mas, segundo a "Folha de S.Paulo", devem ser cerca de 370 concessionárias, e para a fábrica há interesse em uma unidade pronta. Uma das principais opções seria uma planta da Toyota em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

O objetivo da empresa é que o Brasil, além de mercado promissor, seja polo industrial para outros países: "As próximas fábricas da empresa já estão carimbadas: Brasil e México. O plano da empresa é estabelecer uma linha de produção no Brasil, que atenderá toda a América do Sul", diz em nota a companhia recém-chegada.

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A empresa não detalhou quais dos sete carros dos seu portfólio, composto por modelos elétricos puros e híbridos, chegarão ao Brasil neste ano. A expectativa no mercado é de que venham o esportivo Neta GT, um modelo SUV e um sedã.

Com quase dez anos de existência, a Neta Auto é considerada uma startup na China. Pertence ao grupo Hozon New Energy Automobile e é a terceira empresa chinesa que anuncia a intenção de produzir carros elétricos no Brasil.

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Antes da Neta, duas gigantes da China anunciaram produção e vendas no Brasil

A BYD e GMW são as outras duas gigantes do setor que têm concessionárias em vários estados brasileiros e que estão em uma disputa acirrada para fabricar o primeiro carro elétrico brasileiro. As duas estimam começar a produção ainda neste ano. Segundo o Autoesporte, a GWM prevê iniciar a operação no último trimestre desse ano.

Atualmente, a Neta Auto conta com 130 concessionárias instaladas fora da China, em 35 países e regiões. A meta é chegar a 500 até o fim do ano e a mil em 2025, contando com o Brasil.

“O preço da energia (elétrica) é viável no Brasil, o que contribui para as vendas de carros eletrificados. O governo e a própria população dão preferência às energias renováveis, ou seja, em sintonia com as diretrizes da marca. Além disso, apostamos no pós-vendas. Assim que começarmos a emplacar, vamos inaugurar galpão de peças e centro de treinamento”, disse Wilson Sun, presidente assistente da Neta Auto e VP executivo do departamento de overseas, ao jornal "O Estado de S. Paulo".

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]