Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Marca recorde

Onda de calor provoca consumo recorde de energia; no RJ, 19 cidades ficaram sem luz

Horário de verão
Foi a primeira vez que o sistema superou a marca de 100 mil MW. O mais próximo disso havia sido registrado em setembro, quando o SIN atingiu 97.659 MW. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no início da tarde desta segunda-feira (13), o Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu o patamar de 100.955 megawatts (MW), um recorde na demanda instantânea de carga.

Foi a primeira vez que o sistema superou a marca de 100 mil MW. O mais próximo disso havia sido registrado em 26 de setembro deste ano, quando o SIN atingiu a marca de 97.659 MW.

Segundo registro do ONS, quando o SIN atingiu a marca recorde, 61,1% da demanda era atendida pela geração de energia hidráulica; 10,5% veio da geração térmica; 9,2% da geração eólica; 8,4% de geração solar centralizada; e 10,8% de geração solar de micro e minigeração distribuída.

O recorde de consumo de energia foi atribuído à nova onda de calor que atinge, principalmente, as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Dados meteorológicos apontam uma alta média de, pelo menos, 5ºC por um período de cinco dias nessas regiões.

Também na segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso prolongado de alerta vermelho que deve vigorar até a sexta-feira (17).

Na tarde do mesmo dia, uma falha em um equipamento da Usina Hidrelétrica de Furnas, subsidiária da Eletrobras, provocou um apagão em 19 municípios do Rio de Janeiro.

Segundo informou a usina, a falha ocorreu por volta das 16 horas em uma subestação em Campos dos Goytacazes (RJ).

"A equipe de manutenção da Eletrobras Furnas foi prontamente acionada, tendo sido identificada a falha de um equipamento de pequeno porte", disse a hidrelétrica sem esclarecer a causa da falha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.