Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Vibra firma acordo com Inpasa para produção e venda de metanol verde, um combustível “limpo”

O presidente da Vibra Energia, Ernesto Pousada, e José Odvar Lopes, presidente da Inpasa, assinam contrato de parceria para estudo sobre o Metanol Verde, na sede da Vibra Energia, no Centro do Rio. Estiveram presentes na assinatura Clarissa Sadock, vice-presidente de Energia Renovável e ESG, da Vibra, e Gustavo Mariano de Oliveira, diretor de comercialização de Etanol da Inpasa. (Foto: ALEXANDRE BRUM / AG. ENQUADRAR)

Ouça este conteúdo

A distribuidora Vibra Energia anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Inpasa Agroindustrial para estudar parcerias na produção e venda de metanol verde, um combustível "mais limpo". A ideia é abastecer, principalmente, os setores marítimo e industrial.

As empresas já são parcerias em outros negócios. A Vibra contribuirá com a capilaridade de sua distribuição e a Inpasa com o conhecimento que já tem na produção de biocombustível, entre eles, de etanol a partir de milho no Centro-Oeste brasileiro e no Paraguai.

O acordo prevês a instalação de uma planta para produção de metanol verde a partir do etanol de cereais.

O metanol verde é um combustível considerado "limpo" porque é produzido a partir de subprodutos renováveis do etanol, como o milho. É também conhecido como e-metanol e uma fonte de energia com baixa pegada de carbono, o que apresenta reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida, se comparado aos combustíveis fósseis.

“Ao fomentar esse negócio, a Vibra e a Inpasa criam as raízes para a construção de uma cadeia industrial de metanol verde. É um novo segmento, necessário para que as empresas de transporte marítimo possam descarbonizar suas operações e oferecer a seus clientes serviços mais sustentáveis”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.