Rosângela Battistella, diretora de Trânsito da Urbs: “Conscientização é o melhor caminho”| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Durante a Semana Nacional de Trânsito – entre os dias 18 e 25 de setembro –, terá início uma campanha em Curitiba para que motoristas e pedestres respeitem a faixa de segurança. Segundo a diretora de Trânsito da Urbs, Rosângela Battistella, esse trabalho de orientação e educação será feito até dezembro e depois os agentes de trânsito e os policiais militares estarão nas ruas para multar os motoristas infratores.

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Em relação ao pedestre, diz Rosângela, a autuação é praticamente impossível porque o infrator teria de ser parado, ter sua carteira de identidade recolhida e o agente teria de aplicar a multa. "Nenhuma cidade consegue fazer", afirma. "Então, o caminho é a conscientização."

Ela lembra que dentro da Urbs existe um núcleo de educação e cidadania que atua em escolas e empresas levando o tema da educação no trânsito, com foco no respeito à faixa de pedestres. "O problema é que tanto motoristas quanto pedestres estão sempre com pressa", lamenta a diretora.

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Enquanto essa situação não muda, os casos de atropelamento continuam acontecendo. Segundo dados do Batalhão de Polícia de Trânsito, em Curitiba foram registrados 424 atropelamentos de janeiro a junho deste ano. São cerca de 70 por mês.

Novas faixas

Rosângela conta que até o início da campanha deverá estar concluído o trabalho de pintura e recuperação das faixas de pedestres em toda a cidade. "Já licitamos a máquina de pintura, mas não conseguimos começar por causa do mau tempo", explica a diretora. Segundo ela, a cidade foi dividida em cinco áreas e o trabalho será realizado simultaneamente em todas elas.

A partir de 2010, adianta Rosângela, será feito um trabalho de modernização dos semáforos da região central de Curitiba. A diretora de Trânsito da Urbs diz que os controladores dessa área têm cerca de 30 anos e por isso nem sempre a semaforização atende às necessidades dos pedestres. "Sabemos que em algumas situações o fato de colocar um tempo específico para o pedestre afeta as condições de trafegabilidade dos veículos, tornando o trânsito mais lento, mas na área central a prioridade tem de ser o pedestre", afirma.

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