Com a nova bilhetagem eletrônica implantada na Rede Metropolitana Integrada, os usuários dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que usam o Cartão Metrocard terão uma série de benefícios associados, sem custo adicional. São investimentos em tecnologia para a mobilidade urbana que asseguram mais qualidade e eficiência na gestão do transporte coletivo.
“Garantir um transporte mais seguro e eficiente, com o emprego de novas tecnologias de informação, softwares e sistemas inteligentes é uma responsabilidade que assumimos com a sociedade. Consideramos esses passos essenciais para a melhoria da prestação de nossos serviços e para a elevação da qualidade de vida da população que utiliza o transporte coletivo”, afirma o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.
Assista a vídeo sobre o Cartão Metrocard
Praticidade e sem burocracia. Veja como funciona
Com aplicativo, usuários têm acesso a rotas e horários
As melhorias têm efeitos imediatos para os passageiros desde o início de agosto, garantindo mais segurança pessoal, ao substituir o dinheiro pelo cartão eletrônico e acesso a um direito trabalhista, com o repasse automático do vale-transporte feito pelo empregador, diretamente no cartão.
Mas isso é só o começo. Outras funcionalidades serão agregadas com a total implantação do novo sistema.
Conheça quais são:
Biometria facial
Com o recurso da biometria facial, cada vez que o passageiro com direito a alguma isenção passar na catraca, o sistema irá verificar se ele está no cadastro de gratuidades, por meio do reconhecimento facial. Essa tecnologia registra a foto de quem passou o cartão no validador e compara com a do usuário registrado e permite que apenas o real beneficiário se utilize do direito à gratuidade.
Localização
Os usuários terão acesso, gratuitamente, ao aplicativo Ônibus+, disponível para smartphones, tablets e computadores. Com ele, o passageiro pode acompanhar os itinerários de todas as linhas integradas da RMC, em mapas com todos os pontos de embarque e tabelas de horários. Em fase de implantação, o aplicativo em breve possibilitará aos passageiros verificar em tempo real a localização dos veículos e a previsão de passagem dos ônibus em cada um dos pontos de parada da linha.
Apoio extra a deficientes físicos e visuais
Com o uso do aplicativo Ônibus+, os passageiros com mobilidade reduzida poderão saber com exatidão quais são os veículos equipados com sistemas de acessibilidade. Portadores de deficiência visual poderão também solicitar paradas com antecedência: o motorista recebe no painel um alerta emitido pelo passageiro via celular.
Transparência
Até o final do ano, todos os ônibus estarão equipados com GPS, o que permitirá o monitoramento de cada veículo através do Centro de Controle Operacional (CCO) da Comec. O sistema monitora o número de pessoas transportadas, o desempenho de cada veículo, os valores arrecadados, o cumprimento de horários e itinerários, possibilitando otimizar o uso de recursos humanos e financeiros.
Até agora, 12 ônibus articulados que servem à linha Colombo/São José têm a tecnologia implantada. Todos os dados são enviados online para o CCO, que poderá fiscalizar e divulgar as informações à população.
Parceria
A inclusão de serviços tecnológicos é resultado da parceria entre a Metrocard e a Transdata Smart, empresa pioneira e uma das líderes de mercado no segmento de tecnologia em mobilidade urbana, presente em 22 estados, com mais de 600 projetos em andamento, inclusive em outros países. “Faz parte do nosso DNA oferecer soluções que garantam maior eficiência e melhor desempenho à gestão do transporte público”, diz o diretor de negócios da Transdata Smart, Devanir Magrini.
Custos não impactam na tarifa
Além do novo Cartão Metrocard, outros serviços vão garantir a melhoria do transporte na Rede Integrada, como o gerenciamento mais preciso das linhas de ônibus, determinando, por exemplo, onde é necessário ampliar o número de ônibus ou planejar novas rotas. O investimento feito pela Metrocard, por condição estipulada pela Comec, não impacta no valor das tarifas. “As empresas vão recuperar o que foi investido em tecnologia ao economizar com a melhor gestão do serviço”, explica o presidente da Comec, Omar Akel.
Aviso às empresas
Empresas que já fizeram o cadastro de seus funcionários e foram contactadas pela Metrocard para retirar seus cartões, devem se dirigir à Central Metrocard, o quanto antes, para evitar tumultos. Rua Benjamin Constant, 148, Centro, Curitiba. De segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.
Cartão acesso
Em uma parceria feita com a MasterCard e Acesso, todos os novos cartões Metrocard têm a função pré-pago. Esse recurso só é ativado se o usuário desejar e tem inúmeras vantagens, como a segurança de não carregar dinheiro vivo e a possibilidade de permitir compras com valores pré-depositados, sem interferir nos créditos do vale transporte e sem a necessidade de vínculo bancário. Com o cartão Acesso Metrocard MasterCard é possível sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico da rede Cirrus (toda a rede Bradesco, Citibank, HSBC e Caixas 24h) e fazer compras em lojas físicas ou online que aceitem a bandeira MasterCard.
Era hora de recalcular a rota
Desacordos políticos forçaram mudanças no gerenciamento do transporte da RMC
Com o fim do convênio entre o governo estadual e a prefeitura de Curitiba que mantinha a Rede Integrada de Transporte (RIT), no início de 2015, passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) enfrentaram um período de adaptações.
Desde agosto, os usuários têm à disposição uma nova bilhetagem eletrônica para pagamento da passagem de ônibus, com mais segurança, transparência e benefícios.
O novo cartão é emitido gratuitamente pela Metrocard, associação formada pelas 17 empresas operadoras das linhas integradas da RMC. A Metrocard assumiu a operação do sistema de bilhetagem desde que a Urbs deixou de atuar nos municípios metropolitanos. A associação já atuava em cidades em que as linhas de ônibus não eram integradas com a capital.
“A gestão do transporte agora é feita pela Comec [Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba] e o sistema de bilhetagem eletrônica, operado pela Metrocard, que tem feito investimentos para melhoria do serviço sem impactar no valor da tarifa. Ainda há muita coisa a ser feita, mas já avançamos muito”, fala o presidente da Comec, Omar Akel.
Ele relembra que o desmembramento do transporte da região metropolitana com a Urbs foi resultado de um desacordo político entre a prefeitura de Curitiba e o governo estadual sobre os valores de subsídio repassados ao caixa da capital. “Não era nosso interesse assumir o gerenciamento do transporte, mas não podemos deixar de oferecer um serviço eficiente para a RMC. A previsão é que a partir do ano que vem teremos um sistema voltando a ser modelo”, projeta Akel.
São 13 municípios atendidos na Rede Integrada por linhas e serviços da Metrocard, ligando-se entre si e a Curitiba. Desde o início do ano, vários ajustes foram feitos e, agora, um novo sistema de bilhetagem está em funcionamento, com serviços modernos e tecnologia de ponta, com o objetivo de elevar a qualidade do transporte público da RMC.
O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) e prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, diz acreditar que o sistema trará melhorias na qualidade do transporte na região. “A nova bilhetagem eletrônica vai dar a tranquilidade e a praticidade que o usuário precisa. A espera valeu muito”, afirma.
Vale Dinheiro
Com o Cartão Acesso Metrocard é possível inserir créditos para compras até mesmo na internet
Praticidade sem burocracia. Por meio da parceria com a MasterCard e a Acesso, empresa brasileira líder em soluções de cartões pré-pagos, o novo Cartão Metrocard oferece dupla função: ser um cartão pré-pago para compras em geral, ao mesmo tempo que é um vale-transporte para a Rede Metropolitana Integrada de Transporte.
Uma das grandes vantagens do serviço é que o uso do pré-pago permite ao seu proprietário fazer compras em todo lugar, com a segurança de não portar dinheiro vivo, além da garantia de um serviço prestado por uma das mais respeitadas bandeiras de cartões do mundo. Tudo isso sem gerar nenhum custo adicional na tarifa de ônibus.
“A função pré-pago é uma conveniência a mais para o passageiro, habilitado apenas se o usuário quiser. Por se tratar de um sistema pré-pago, não precisa se preocupar com faturas, contas extras ou juros”, destaca o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem, sobre as vantagens para os passageiros. Já para as viações de ônibus, o benefício está em reduzir a circulação de dinheiro a bordo, tornando o sistema mais ágil e seguro.
O pré-pago está disponível em todos os novos cartões Metrocard emitidos a partir de 6 de agosto e só será ativado se o dono do cartão desejar. O serviço tem uma taxa de adesão bem menor que as taxas bancárias convencionais. O cliente cria uma senha de segurança, assim como em cartões de débito e crédito, mas sem precisar ter vínculo com bancos.
As compras podem ser realizadas em todos os estabelecimentos que aceitem a bandeira MasterCard, como supermercados, farmácias, lojas de conveniências, lojas de departamento e compras via internet. Um detalhe importante é que o valor depositado para a conta pré-paga não se vincula à dos vales-transportes, permitindo o controle preciso das duas contas.
Sorria, estamos sendo filmados
Segurança é motivo para ficar feliz: com tecnologia de ponta nas linhas da Rede Metropolitana Integrada, cada ação no interior dos ônibus é gravada
Há tempos que só a garantia de se chegar ao destino não é suficiente para classificar como “bom” um serviço de transporte coletivo. Tampouco basta oferecer a tarifa mais baixa do mercado. Assegurar a pontualidade, o máximo de rotas cobertas, os menores tempos de percurso e de espera - sem contar a segurança dos passageiros - são alguns dos fatores essenciais que definem a qualidade do serviço.
Por isso, cada vez mais se buscam soluções que respondam simultaneamente a todos esses quesitos, elevando o padrão de qualidade do transporte público e, consequentemente, a satisfação de seus usuários. Na Rede Metropolitana Integrada, atendida pela Metrocard, o investimento é em tecnologias de ponta que registram todas as ações de todas as linhas, como se o sistema de transporte tivesse entrado na era do Big Brother.
“O Gerenciamento de Frota permite que se acompanhe em tempo real ocorrências nos veículos, informando, por exemplo, se determinado ônibus está operando dentro dos limites de velocidade e oferecendo assim, mais segurança aos passageiros. O sistema permite registrar dados como a dirigibilidade do motorista e a demanda de usuários em cada região”, conta o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.
Para as viações, esses registros permitem a realização de estudos que resultam em economia, conforto e segurança aos passageiros.
A tecnologia investida também assegura outros benefícios ao usuário do transporte integrado da RMC. “O sistema visa trazer mais pontualidade às linhas. E, com o uso do aplicativo Ônibus+, em breve o passageiro poderá conferir a rota da linha, ver quando o ônibus está perto e diminuir o tempo de espera no ponto”, destaca o diretor de negócios da Transdata, empresa desenvolvedora do software utilizado pela Metrocard, Devanir Magrini.
Sem desculpas para o atraso
Com aplicativo, você terá acesso aos horários, rotas dos ônibus e muito mais
Uma tecnologia já comum nas principais cidades da Europa e nas metrópoles brasileiras estará disponível para a Rede Metropolitana Integrada: o aplicativo Ônibus+ compila para a palma da mão as rotas e horários das mais de 140 linhas de ônibus.
O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente tanto para smartphones quanto tablets e computadores e apresenta diversas facilidades para o usuário. Será possível conferir, online, os horários das linhas e verificar as rotas de cada uma delas, com todos os pontos de parada do itinerário.
O Ônibus+ foi desenvolvido pela Transdata Smart. Até o final do ano, o aplicativo terá outras funções disponíveis, operando plenamente na Região Metropolitana de Curitiba.
“Tradicionalmente as soluções de melhoria do transporte público esbarram na questão do preço, inviabilizando sua função social. Por esse motivo, esse aplicativo foi 100% desenvolvido com foco na economia e eficácia, sendo capaz de operar em perfeita comunicação com outros sistemas voltados para o planejamento viário e do trânsito”, explica o diretor de negócios da Transdata Smart, Devanir Magrini.
Os passageiros com mobilidade reduzida ou deficiência visual poderão, ainda, utilizar recursos de navegação com áudio e usar o celular para solicitar a parada do ônibus em seu ponto, uma vez que o sistema emite um sinal diretamente para o motorista.
Outro recurso inovador é o ITS Informativo, que permitirá aos passageiros acompanhar, em tempo real, a localização de todos os
veículos de uma linha e a previsão de chegada dos ônibus nos pontos. “Com isso, qualquer pessoa pode se programar para sair de casa ou do trabalho quando seu ônibus estiver chegando”, conta Magrini.