Começa nesta quarta-feira em Matinhos, litoral do Paraná, a 10.ª Volta Ciclística do Litoral Paranaense, tradicional prova da modalidade no estado. Quase 80 competidores profissionais irão disputar a prova nas categorias Elite e Sub-23 e percorrerão 487,5 quilômetros entre várias cidades do litoral paranaense.
Nesta terça aconteceu a reunião técnica entre equipes, pilotos e organizadores para a discussão do regulamento e apresentação do percurso. Os melhores pilotos classificados somarão pontos no ranking nacional da modalidade. "Poderemos ver em ação os melhores atletas do ciclismo nacional aqui no Paraná", afirmou Gilson Armstrong, coordenador geral da prova.
A grande expectativa gira em torno na equipe de São José dos Campos. Atual líder do ranking brasileiro, a equipe é formada pelo atual campeão brasileiro de ciclismo, Soelito Ghor, e pelo curitibano Roberson Figueiredo, campeão brasileiro de 2005. Destaque também para o atleta Marcio May, atual líder do ranking individual. O curitibano Alex Arseno, terceiro colocado do ranking promete incomodar os adversários, já que correm em casa.
A prova será dividida em seis etapas, com largada prevista para às 9h no Centro de Matinhos e chegada para o sábado, dia 5, na frente da Prefeitura Municipal. "Os trechos são considerados difíceis, mas a 3.ª etapa será bem complicada. Com o tempo úmido e o frio, a Estrada da Graciosa promete estar escorregadia e os atletas terão que ser verdadeiros artistas circenses", explicou Armstrong.
O público deve ser grande no momento da largada e, principalmente na hora da chegada. "É um esporte difícil de se acompanhar, pois os trajetos são longos e diferentes. Mas a presença dos moradores de Matinhos sempre é muito boa e até alunos das escolas públicas são dispensados para acompanhar esse momento. Nós ensinamos a eles como é o esporte e eles levam isso para as salas de aula", disse o coordenador geral da prova.
A cidade de Curitiba estará representada pela equipe DataRo. Também estarão na disputa equipes de São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Campos-SP, Suzano-SP e Santos-SP, Blumenau-SC, Assis-SP e Iracemápolis-SP.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião