Imagine ter de subir 21.900 degraus. Agora, fracione isso em 60 vezes, nas quais a cada 365 lances você terá de descer a mesma escada e começar tudo de novo. Esse é o novo desafio do paranaense Edmar Freitas, atleta que se notabilizou pelo que chama de "superação humana".

CARREGANDO :)

Hoje, na Igreja da Lapa, no Rio de Janeiro, ele tentará quebrar o recorde do norte-americano Russel Gill, que fez completou a mesma proeza em nove horas. A meta do maringaense criado em Curitiba é completar o feito em "apenas" sete horas. Com uma diferença: "Ele subia os degraus e depois descia de elevador. Eu vou descer correndo pela escada mesmo", conta Edmar.

O recorde está no Guinness Book, mas é difícil que, se batido, continue lá. O motivo é que, segundo Edmar, há espécie de preconceito contra os sul-americanos. "Procure. Você não vai achar um brasileiro sequer. Por ano, eles homologam 60 mil recordes, mas só publicam 1,5 mil. E sempre dos norte-americanos ou europeus", conta.

Publicidade

O fato foi constatado quando ele era apenas um professor de Educação Física, em 1995. E desde então Freitas vem tentando mudar a regra. Mas mesmo batendo quase que um desses recordes esquisitos por ano, não teve sucesso. É homologado, mas não publicado.

Em princípio, a estratégia foi de superar apenas os "gringos". Para isso, concentrou-se nos abdominais. Fez 11.096 dessas flexões em 24 horas, batendo a marca de Bill Evans. Depois, foram 133.916 abdominais em 30 horas, melhorando a sua própria marca. Mas nada.

Nas escadas, começou há dois anos. O primeiro desafio foi subir os 33 andares do Shopping Itália, o maior prédio de Curitiba, em apenas 3min45s. O próximo será o de hoje.

Para o evento, que será transmitido ao vivo via internet (www.unisuam.edu.br), Edmar teve de emagrecer sete quilos – para diminuir o impacto nos joelhos – e ao final da prova deverá estar mais 10 quilos abaixo disso. O motivo de tanto esforço? "Eu gosto", responde.

O recorde será supervisionado pela Confederação Brasileira de Ginástica – e se dessa vez Edmar não conseguir sua publicação, as próximas provas ele irá realizar em plena América.

Publicidade

Tudo já está planejado. Primeiro, tentará bater o recorde de supinos (levantamento peitoral de pesos com barra), flexionando 60 vezes uma barra com 64 quilos em apenas um minuto. Depois, o recorde da esteira, correndo mais de 240 quilômetros em 24 horas.

- O desafio de Edmar Freitas será transmitido ao vivo pelo site www.unisuam.edu.br, a partir das 9 horas.