O Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia abre oficialmente, nesta quinta-feira(24), a etapa de Curitiba - a quarta da temporada 2011. Ao todo, 94 duplas estão inscritas para a disputa das últimas 12 vagas na fase principal na arena montada no Parque Barigui, a partir das 7h.
O qualifying da etapa paranaense promete disputas emocionantes pela grande quantidade de duplas, mas também pela qualidade de inúmeros participantes. Atletas consagrados e jovens revelações das areias brasileiras lutarão pela classificação.
No torneio masculino, por exemplo, estarão em ação estrelas do vôlei de praia brasileiro, como o cearense Franco, tetracampeão nacional e bicampeão mundial, e o capixaba Fábio Luiz, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e campeão brasileiro e mundial em 2005.
O veterano Pará, campeão mundial em 1997, e o pernambucano Adriano, campeão nacional na mesma temporada, também são ícones do vôlei de praia nacional. Representando a nova geração, estarão os tricampeões brasileiros e vice-campeões mundiais Sub-21 Álvaro Filho e Vitor Felipe, da Paraíba.
No torneio feminino, a paraibana Fabí e a capixaba Júlia Schmidt, atuais campeãs brasileiras Sub-21, e as cearenses Rebecca Silva e Carolina Horta, campeãs nacionais Sub-19, mostrarão o valor da nova geração brasileira.
Os jogos do qualifying serão disputados em sistema eliminatório, e, no fim do dias, as seis duplas femininas e os seis times masculinos que sustentarem a invencibilidade garantirão a classificação.
Na sexta-feira (25), estes times se juntarão a outros 12 pré-classificados para a disputa do torneio principal. As 18 duplas serão divididas em seis chaves, enfrentarão os adversários do próprio grupo, de onde avançarão as duas melhores.
As quatro equipes com melhor campanha na fase classificatória avançarão direto às quartas-de-final. As oito restantes iniciarão o sábado (26) nas oitavas. As semifinais fecham a programação do dia. As finais e disputas de terceiro lugar acontecerão na manhã de domingo (27).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast