Chorando por causa da dor, Neymar deixa o gramado de maca: de quatro a seis semanas de recuperação| Foto: Fabrizio Bensch/Reuters

Neymar está fora da Copa do Mundo de 2014. O único craque da seleção brasileira sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar e ficará de quatro a seis semanas fora do futebol.

CARREGANDO :)

A mais grave contusão da carreira do jogador foi consequência de uma joelhada do lateral-direito Zúñiga, aos 41 minutos do segundo tempo da partida entre Brasil e Colômbia, ontem, no Castelão, em Fortaleza. O árbitro espanhol Carlos Velasco sequer deu falta no lance. Os brasileiros venceram por 2 a 1 e jogam a Semifinal contra a Alemanha, terça-feira, às 17 horas, em Belo Horizonte.

O choro de Neymar foi imediato. Logo após o choque, ele caiu no gramado em lágrimas e foi levado dessa forma ao vestiário, na maca. O primeiro atendimento na clínica do estádio indicou a necessidade de um exame detalhado, feito no Hospital São Carlos, em Fortaleza, onde ele chegou às 19h35, exatos 25 minutos depois de sair do Castelão. O jogador entrou no centro médico segurando um pano branco contra o rosto. A dor era tamanha que dificultou até mesmo a realização da tomografia computadorizada. Foi este exame que decretou o fim do primeiro Mundial do atacante.

Publicidade

"O exame mostrou fratura. Não precisa de tratamento cirúrgico, mas precisa de imobilização com cinta lombar para controle da dor. Uma semana não vai ser suficiente, o que significa que está fora da Copa", diagnosticou o médico Rodrigo Lasmar, da seleção brasileira.

A notícia do corte de Neymar rapidamente se espalhou, causando comoção. O zagueiro David Luiz levou quatro segundos para conseguir responder à primeira pergunta sobre a contusão. Seus olhos encheram d’água perante vários jornalistas que se esticavam para conseguir ouvi-lo na zona mista do estádio.

"É triste. Fico até sem palavras. O menino lutou, sonhou muito para um dia estar dentro da Copa. É um menino que só traz coisas boas ao futebol, só brilho e magia, e de repente fica fora em um lance que a defesa poderia ter evitado. O Brasil todo vai sofrer com essa perda porque é um jogador fenomenal", disse o zagueiro, autor do segundo gol e eleito o melhor da partida.

Os jogadores que ainda estavam no estádio logo adotaram a linha única de dar apoio a Neymar e ganhar o título por ele. "É um motivo a mais para correr. Vamos ser campeões e dedicar a ele", disse Hulk. "Temos de rezar por ele. O Neymar não merecia. Estava dando a vida pela Copa", lamentou Thiago Silva. "Agora nós vamos olhar para o nosso grupo, que tem qualidade, mas o mais importante é você", reforçou Fred para as câmeras, em mensagem direta a Neymar. "Deus vai te curar o mais rápido possível. Estamos juntos, cada vez mais juntos nessa."

No hospital a comoção era idêntica. Dezenas de torcedores se posicionaram na entrada da clínica para ver o jogador. Eram crianças, adolescentes e alguns adultos, vários vindos diretamente do Castelão, tentando dar apoio ao craque da seleção brasileira. Neymar foi aplaudido no caminho de maca entre a ambulância e a porta principal. Também ouve vigília até a saída do jogador, de helicóptero, para se encontrar com o restante do grupo no aeroporto.

Publicidade

Mesmo sem poder jogar, Neymar seguirá com a seleção até o fim do Mundial.