A temporada 2009 da Fórmula 1 começa no próximo domingo, com o GP da Austrália. E, como é tradição, a Gazeta do Povo publica nesta semana um guia para você acompanhar o campeonato. O suplemento será encartado na edição de quinta-feira e traz em reportagens, gráficos e colunas exclusivos tudo o que você precisa saber para acompanhar o Mundial. Hoje, um aperitivo deste material.
AAbu Dhabi Construída pela bagatela de 250 milhões de euros, a pista nos Emirados Árabes receberá a última prova da temporada. O circuito fica em uma ilha, como parte de um complexo com sete hotéis, marina, iate clube e um campo de golfe.
BBrawn GP Herdeira do espólio da Honda, a equipe de Ross Brawn garantiu na última hora um grid com 20 carros. E promete incomodar, a julgar pelos últimos testes da pré-temporada, na Espanha.
CCanadá Vítima da crise, o GP disputado no país, em Montreal, saiu do calendário. Assim, a América do Norte, que no início dos anos 90 tinha três corridas por ano (Canadá, EUA e México), fica sem uma prova pela primeira vez na história da categoria.
DDanica Patrick O nome da estrela da Fórmula Indy será muito falado ao longo do ano. Ela é cotada para correr pela USF1, equipe norte-americana que ingressa na F-1 em 2010.
EEquipes independentes Em meio à crise das montadoras, ganham mais espaço na categoria. Neste ano, as únicas equipes de fábrica são Toyota, BMW e Ferrari.
FFelipe Massa A performance no ano passado, com o título escapando na última curva, alçou o brasileiro à condição de ídolo nacional. É favorito ao título.
HHonda A maior baixa causada pela crise, a equipe japonesa retirou-se da categoria após um ano em que começou mal e terminou pior ainda.
IInterlagos Há quatro anos é o palco do título mundial. O impulso dado pela emocionante final de 2008 fez com que ingressos para alguns setores já se esgotassem.
KKers É a maior novidade do novo regulamento. Seu sistema de reaproveitamento de energia da frenagem oferece ao carro 81 cavalos extras de potência por 6 segundos. O problema é o peso do sistema, 25 kg, que obrigou muitos pilotos a encararem um regime.
LLewis Hamilton O inglês da McLaren carrega o número 1 do suado título do ano passado. Os testes da escuderia, porém, indicaram que o caminho do bi será longo.
MMelbourne Receberá mais uma vez a prova de abertura da temporada, na madrugada do próximo domingo.
NNelsinho Piquet Ganhou mais um ano de crédito da Renault, mas sabe que se não andar nesta temporada, fica a pé no ano que vem.
OOrçamento Palavra recorrente para a temporada da crise. A partir de 2010, as escuderias terão a opção de aderir a um teto 30 milhões de euros para o ano. Quem adotar o teto terá mais liberdade aerodinâmica e motores sem limite de giros, entre outros benefícios.
PPneus Trazem uma das mudanças mais visíveis nos carros para 2009. Os compostos lisos (slicks) estão de volta à categoria.
QQualificação A FIA estudou várias opções: colocar os 20 carros na pista, em uma minicorrida, eliminando um por volta até sobrarem seis para a superpole; ou dar um ponto para quem for o mais rápido na segunda parcial. No fim, segue o mesmo modelo em três partes.
RRubens Barrichello Dado como aposentado por falta de vagas no fim do ano passado, ficou com um cockpit na Brawn GP. Os testes na Espanha indicam um ano de pódios para o recordista de participações na categoria.
SSenna Não será dessa vez que um dos mais famosos sobrenomes da F-1 voltará à categoria. Perdeu a vaga na Brawn para Rubinho e deverá passar um ano correndo no Alemão de Turismo.
TToro Rosso A equipe satélite da Red Bull terá em um de seus cockpits o único estreante da temporada: o suíço Sebastien Buemi, do programa de formação da escuderia.
UUSF1 Com estreia marcada para o ano que vem, o time norte-americano promete agitar o mercado de pilotos no fim do ano.
VVettel O mais jovem piloto a vencer uma prova na F-1 tem uma missão difícil neste ano: fazer a matriz Red Bull andar mais que a filial Toro Rosso.
WWithmarsh O novo chefe de equipe da McLaren tem dois grandes problemas a resolver. Além de substituir o vitorioso Ron Dennis, Mark Withmarsh terá de corrigir um carro aparentemente mal nascido.
ZZebra Alguns candidatos a surpresa despontam após a pré-temporada. A maior é a Brawn GP, mas a Toyota, de Timo Glock e Jarno Trulli, teve resultados consistentes. A grande zebra mesmo pode ser um começo ruim da McLaren.
Deixe sua opinião