Rubens Barrichello com o carro da "novata" Brawn GP e o Kers, inovação polêmica da temporada| Foto: Luis Gene/AFP

A temporada 2009 da Fórmula 1 começa no próximo domingo, com o GP da Austrália. E, como é tradição, a Gazeta do Povo publica nesta semana um guia para você acompanhar o campeonato. O suplemento será encartado na edição de quinta-feira e traz em reportagens, gráficos e colunas exclusivos tudo o que você precisa saber para acompanhar o Mundial. Hoje, um aperitivo deste material.

CARREGANDO :)

AAbu Dhabi – Construída pela bagatela de 250 milhões de euros, a pista nos Emirados Árabes receberá a última prova da temporada. O circuito fica em uma ilha, como parte de um complexo com sete hotéis, marina, iate clube e um campo de golfe.

BBrawn GP – Herdeira do espólio da Honda, a equipe de Ross Brawn garantiu na última hora um grid com 20 carros. E promete incomodar, a julgar pelos últimos testes da pré-temporada, na Espanha.

Publicidade

CCanadá – Vítima da crise, o GP disputado no país, em Montreal, saiu do calendário. Assim, a América do Norte, que no início dos anos 90 tinha três corridas por ano (Canadá, EUA e México), fica sem uma prova pela primeira vez na história da categoria.

DDanica Patrick – O nome da estrela da Fórmula Indy será muito falado ao longo do ano. Ela é cotada para correr pela USF1, equipe norte-americana que ingressa na F-1 em 2010.

EEquipes independentes – Em meio à crise das montadoras, ganham mais espaço na categoria. Neste ano, as únicas equipes de fábrica são Toyota, BMW e Ferrari.

FFelipe Massa – A performance no ano passado, com o título escapando na última curva, alçou o brasileiro à condição de ídolo nacional. É favorito ao título.

HHonda – A maior baixa causada pela crise, a equipe japonesa retirou-se da categoria após um ano em que começou mal e terminou pior ainda.

Publicidade

IInterlagos – Há quatro anos é o palco do título mundial. O impulso dado pela emocionante final de 2008 fez com que ingressos para alguns setores já se esgotassem.

KKers – É a maior novidade do novo regulamento. Seu sistema de reaproveitamento de energia da frenagem oferece ao carro 81 cavalos extras de potência por 6 segundos. O problema é o peso do sistema, 25 kg, que obrigou muitos pilotos a encararem um regime.

LLewis Hamilton – O inglês da McLaren carrega o número 1 do suado título do ano passado. Os testes da escuderia, porém, indicaram que o caminho do bi será longo.

MMelbourne – Receberá mais uma vez a prova de abertura da temporada, na madrugada do próximo domingo.

NNelsinho Piquet – Ganhou mais um ano de crédito da Renault, mas sabe que se não andar nesta temporada, fica a pé no ano que vem.

Publicidade

OOrçamento – Palavra recorrente para a temporada da crise. A partir de 2010, as escuderias terão a opção de aderir a um teto 30 milhões de euros para o ano. Quem adotar o teto terá mais liberdade aerodinâmica e motores sem limite de giros, entre outros benefícios.

PPneus – Trazem uma das mudanças mais visíveis nos carros para 2009. Os compostos lisos (slicks) estão de volta à categoria.

QQualificação – A FIA estudou várias opções: colocar os 20 carros na pista, em uma minicorrida, eliminando um por volta até sobrarem seis para a superpole; ou dar um ponto para quem for o mais rápido na segunda parcial. No fim, segue o mesmo modelo em três partes.

RRubens Barrichello – Dado como aposentado por falta de vagas no fim do ano passado, ficou com um cockpit na Brawn GP. Os testes na Espanha indicam um ano de pódios para o recordista de participações na categoria.

SSenna – Não será dessa vez que um dos mais famosos sobrenomes da F-1 voltará à categoria. Perdeu a vaga na Brawn para Rubinho e deverá passar um ano correndo no Alemão de Turismo.

Publicidade

TToro Rosso – A equipe satélite da Red Bull terá em um de seus cockpits o único estreante da temporada: o suíço Sebastien Buemi, do programa de formação da escuderia.

UUSF1 – Com estreia marcada para o ano que vem, o time norte-americano promete agitar o mercado de pilotos no fim do ano.

VVettel – O mais jovem piloto a vencer uma prova na F-1 tem uma missão difícil neste ano: fazer a matriz Red Bull andar mais que a filial Toro Rosso.

WWithmarsh – O novo chefe de equipe da McLaren tem dois grandes problemas a resolver. Além de substituir o vitorioso Ron Dennis, Mark Withmarsh terá de corrigir um carro aparentemente mal nascido.

ZZebra – Alguns candidatos a surpresa despontam após a pré-temporada. A maior é a Brawn GP, mas a Toyota, de Timo Glock e Jarno Trulli, teve resultados consistentes. A grande zebra mesmo pode ser um começo ruim da McLaren.

Publicidade