Emanuel não segurou a emoção ao se despedir do amigo: “Ricardo, você foi e sempre será o melhor parceiro que tive em minha vida”| Foto: Silvio Avila/ CBV
Veja mais sobre a trajetória da dupla Ricardo e Emanuel

Campeões olímpicos de 2004 (Ate­­nas) e medalhistas de bronze em Pequim-08, Ricardo e Emanuel disputaram ontem o último jogo da dupla no vôlei de praia. Na praia da Armação, em Salvador (BA), eles conquistaram o terceiro lugar da última etapa do Circuito Brasileiro da temporada de 2009.

CARREGANDO :)

Uma das maiores parcerias da história do vôlei de praia, considerada a melhor formação da história, Ricardo e Emanuel derrotaram Benjamin e Bruno Schmidt por 2 sets a 1 – com parciais de 17/19, 18/14 e 15/9. Foi a vitória número 783 da dupla, que atuou por sete anos.

"O Ricardo sempre será o melhor parceiro da minha vida", afirmou o paranaense Emanuel. "Hoje (do­­mingo) é um dia muito triste, pois a melhor dupla do mundo acabou. Foi isso o que pensei no mo­­mento do abraço no meu companheiro", emendou ele.

Publicidade

Os jogadores preferiram não detalhar o futuro, mas a tendência é de que Emanuel passe a jogar ao lado do capixaba Alison, vencedor da etapa baiana em parceria com Harley, e Ricardo forme nova dupla com Pedro Solberg.

"Não estou pensando nisso agora", despistou Emanuel, dono de cinco títulos do Circuito Mundial ao lado do baiano Ricardo – a dupla ainda conquistou o Campeonato Mundial, no Rio de Janeiro, em 2003.

"O Emanuel é o maior exemplo de profissional que já vi. É um atleta dedicado, centrado, que faz tudo por seus objetivos. Merece cada vitória que conquistou em sua carreira. Foi um grande prazer compartilhar momentos tão especiais de minha vida com ele", elogiou Ricardo.

Os atletas se separaram por motivos particulares. Devido ao casamento com a ex-jogadora de vôlei Leila, Emanuel passará a morar no Rio. Ri­­cardo optou por seguir em João Pessoa (PB). "Não houve briga, não houve problema algum, estamos terminando uma parceria de muito sucesso e que marcou nome na história do vôlei de praia", disse o paranaense, antes de encerrar o emocionado discurso – segurando as lágrimas. "Ricardo, você foi e sempre será o melhor parceiro que tive em minha vida. Mas, como estamos na praia, prefiro pensar que amanhã o sol voltará a brilhar".