O tempo é cada vez mais curto, e a agonia dos torcedores de sete times que lutam para não sofrer com a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro só aumenta. Atlético-PR, Coritiba, Botafogo, Santo André, Náutico, Sport e Fluminense seguem na briga. Na 29ª rodada não houve qualquer mudança de posição entre eles em relação à anterior.
Se não saiu da lanterna, o Fluminense pelo menos viu sua distância para a fuga do Z-4 diminuir de nove para sete pontos. Além disso, o Tricolor carioca empatou em pontos com o Sport, o penúltimo, com 25 pontos. Dos sete, apenas o Fluminense e o Náutico, que derrotou o líder Palmeiras, conseguiram vencer nesta rodada.
O Atlético-PR, além de ser, dos sete ameaçados, aquele que mais longe está da zona da degola, tem um caminho menos tortuoso até o fim do Brasileirão. Sua vida será um pouco menos complicada que a dos demais rivais, enquanto o Náutico precisará rezar muito para superar as pedreiras que vêm pela frente. Confira a situação de cada time a seguir:
14º. Atlético-PR: É o que ocupa a melhor colocação, com sete pontos a mais do que o primeiro time na zona de rebaixamento. O time tem um caminho não tão atribulado quanto os demais, com cinco jogos em casa e quatro fora, sendo que um deles é contra o Coritiba, o que garante ao menos que a equipe não viaje. O Rubro-Negro tem quatro adversários diretos pela frente (dois em casa e dois fora) e não pega nenhum dos times que hoje estão no G-4.
15º. Coritiba: A derrota para o Barueri em casa complicou a vida do centenário clube paranaense. Nas rodadas finais, o Coxa joga cinco fora e quatro em casa, sendo que uma dessas partidas dentro de seus domínios é o clássico com o Atlético-PR. Enfrentará quatro rivais diretos (dois em casa e dois fora) e apenas uma equipe que está no G-4: Atlético-MG, em casa.
16º. Botafogo: O caminho do Botafogo se apresenta bem difícil, com quatro partidas em casa, quatro fora, e o clássico com o Flamengo, que fará em seu estádio, o Engenhão, considerado neutro neste caso, porque a divisão de ingressos será de igual para igual. O Alvinegro enfrentará três adversários diretos na luta contra o rebaixamento (dois em casa e um fora), mas pegará três equipes que estão no G-4 (dois em casa e um fora).
17º. Santo André: O time do ABC paulista, que é o primeiro da zona da degola, terá cinco partidas fora e quatro em casa, sendo que apenas dois rivais diretos (um fora e o outro em casa). Dos times que estão no G-4 hoje, serão seus adversários dois deles (um em casa e outro fora).
18º. Náutico: Depois da vitória sobre o líder do campeonato ganhou um ânimo extra para tentar escapar da Série B. O Timbu fará cinco partidas fora e quatro dentro, mas o time enfrentou nas últimas três rodadas times que hoje estão no G-4 e agora não terá mais nenhum pela frente. Dos adversários diretos serão três, sendo que dois fora e um dentro, o Sport.
19º. Sport: O Rubro-Negro pernambucano fará cinco jogos em casa nos últimos nove e terá três adversários diretos na dificílima briga para escapar da queda para a Segundona (dois em casa e um fora). O que dificultará muito a vida do time é que pegará três dos quatro que estão nas primeiras colocações, sendo que todos eles nas quatro últimas rodadas (dois fora e um em casa).
20º. Fluminense: Por estar em último lugar, pode-se pensar que o caminho mais árduo seja o do Tricolor carioca, mas não é tanto assim. Isso porque o time jogará mais partidas em casa do que fora (cinco contra quatro), e pegará três times do G-4 em casa, o que em caso de vitória sempre dá muita moral. O que dificulta mais é que nas últimas quatro rodadas pegará três adversários diretos, sendo que dois fora e um em casa.
Confrontos diretos:
18/10 - Atlético-PR x Santo André (Arena da Baixada)
25/10 - Coritiba x Atlético-PR (Couto Pereira)
28/10 - Sport x Coritiba (Ilha do Retiro)
28/10 - Botafogo x Náutico (Engenhão)
01/11 - Náutico x Sport (Aflitos)
08/11 - Botafogo x Coritiba (Engenhão)
15/11 - Fluminense x Atlético-PR (Maranacã)
22/11 - Sport x Fluminense (Ilha do Retiro)
29/11 - Atlético-PR x Botafogo (Arena da Baixada)
29/11 - Santo André x Náutico (Bruno José Daniel)
06/12 - Coritiba x Fluminense (Couto Pereira)
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião