5 de janeiro Marlos começa a se destacar logo nos primeiros treinos do Coritiba no ano e recebe elogios do técnico Gilberto Pereira.
28 de janeiro Guilherme Macuglia chega e dá espaço aos pratas da casa, Marlos entre eles.
18 de março O prata da casa erra nos dois gols que permitem ao Paraná empatar o clássico e leva bronca de Macuglia.
4 de abril A questão contratual começa a atrapalhar a trajetória do armador no Coxa com a revelação do possível interesse do rival Atlético. "O contrato do Marlos vai até 31 de janeiro de 2008. Quem estiver interessado que pague a multa", disse na ocasião o coordenador de futebol João Carlos Vialle.
17 de abril Marlos é afastado pela diretoria. Vialle diz que ele só volta a jogar no Coxa quando renovar. "Oferecemos um salário idêntico ao que ganham jogadores como o Henrique e o Pedro Ken (R$ 7,5 mil). Não adianta pedir quase três vezes mais", disparou o cartola.
20 de abril Após perder para o Botafogo pela Copa do Brasil, Macuglia reclama da falta de um armador.
21 de abril A diretoria volta atrás e banca a escalação do meia pelo menos até o fim do Estadual "para não prejudicar o time".
30 de abril Empresário de Marlos, Sérgio Prestes viaja para a Europa e renovação emperra.8 de maio A revelação volta a ser encostada no júnior.
17 de maio O presidente Giovani Gionédis passa a cuidar diretamente da questão, mas também não chega a um acordo com o jogador.
18 de maio Sérgio Prestes diz que o jogador é dono de 30% de seus direitos federativos. Vialle rebate e cobra a apresentação de documentos.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia