Veja as explicações para origem do apelido coxa-branca

CARREGANDO :)

Em homenagem ao centenário do Coritiba, comemorado no dia 12 de outubro de 2009, o Globo Esporte, da RPCTV, apresentou uma série de reportagens especiais sobre os 100 anos de história do Alviverde.

Neste vídeo, dois nomes importantes da trajetória do Coritiba, o ex-presidente Evangelino Neves e o zagueiro Fedato, que brilhou na década de 1950, contam suas versões para o apelido coxa-branca. "A fundação do Coritiba foi feita por alemães. As coxas eram brancas, não tomavam sol. Eram sem dúvida uma atração até, e aí então começaram a chamar os nossos jogadores de coxas-brancas. Naquela época era pejorativo, não era nenhum elogio", explicou Evangelino, falecido em 2008.

Publicidade

Fedato completa o pensamento do Chinês. Segundo ele, o maior rival usava o apelido para provocar os jogadores do Coritiba. "O Jofre Cabral Silva, que não era presidente do Atlético ainda, era uma dos mais atleticanos que existiam na face da terra, ele ia no alambrado, que não era um alambrado ainda, era uma cerquinha baixa, ficava falando: 'Alemão filho disso, filho daquilo. Coxa-branca, coxa-branca! 'E pegou", lembrou o ex-zagueiro.