Quando a bola para é o momento que Madison Ramos mais trabalha. Alguns jogadores aproveitam as férias para um intensivo atrás de força. Técnico em musculação, especializado em peso e condicionamento físico, ele despontou ao treinar lutadores e chegou aos gramados.
Não de forma tão simples. Muitas vezes atua clandestinamente. "Alguns clubes não aceitam. Proíbem que os atletas façam um trabalho fora. Mas os jogadores vêm assim mesmo. A preparação nos clubes é muito boa, mas é geral, coletiva. Impossível ver a necessidade de cada um. Aqui nós fazemos um condicionamento personalizado", afirmou o preparador que, além de outros títulos, foi três vezes campeão norte-americano de fisiculturismo.
Madison ganhou projeção com os atletas do então vale-tudo e acompanhou a evolução no mundo das lutas. Conduziu o treino dos principais nomes da cidade como Pelé, Wanderlei Silva e Anderson Silva. O trabalho com os jogadores de futebol começou com o lateral-esquerdo Ricardinho, revelado pelo Coritiba em 2003 e se espalhou pelo Alto da Glória. Wagner, Keirrison, Pedro Ken e Dirceu também passaram pelo treinamento. Rubro-negros como Pedro Oldoni e Lobatón foram outros que o contrataram.
"Desenvolvemos um trabalho específico de musculação e também aliamos exercícios para melhorar a potência e a velocidade", explica. Ele conta que na Europa essa forma de trabalho é muito comum, facilitada até pela rotina dos treinos em apenas um período.
A intenção não é só deixar o corpo mais sarado. O fortalecimento protege as articulações e pode reduzir os números de lesões, segundo Madison.
A sua atividade o transformou em uma espécie de guru para uma leva de jogadores. "Acabamos nos tornando amigos. Eles desabafam, conversam comigo, vou a aniversários, casamento. Acabamos sabendo de cada história", conta, sem revelar os causos e respaldado por fotos e lembranças dos pupilos que decoram o escritório na sua loja, em uma galeria no Centro de Curitiba.
Ao olhar aquele treinador fortão e prateleiras cheias de suplemento, pode-se imaginar que ali é possível encontrar a "crescida" relâmpago dos músculos garantida pelos anabolizantes. Madison, porém, por anos foi incumbido de dar palestras sobre doping e o perigo que os esteroides podem causar. "É mais fácil fazer a coisa certa. Puxe ferro", alerta.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião