Florianópolis Jamais em 14 anos de surfe três deles como profissional o paranaense Jihad Khodr, 21 anos, teve de lutar contra tanta pressão para conseguir resultados como na 36.ª etapa da temporada do WQS (World Qualifying Series), a Segunda Divisão do surfe mundial, que ocorre em Santa Catarina. Ele é o 21.º colocado da competição, a cinco posições da faixa de classificação para o WCT (World Championship Series), e vê praticamente sua última chance de garantir o acesso.
A grande preocupação do competidor é que passando a perna brasileira do circuito só restarão as provas de encerramento da temporada na Tríplice Coroa havaiana, o que tornaria a missão quase impossível. Sabendo da importância das ondas da Praia Mole, em Florianópolis, Khodr caiu na água ontem e não decepcionou: venceu a sua primeira bateria e se qualificou à fase seguinte da etapa.
O mais importante foi o atleta, natural de Matinhos , ter eliminado dois concorrentes diretos a uma vaga na elite: os australianos Jarrad Howse e Luke Munro, 22.º e 26.º do ranking, respectivamente.
"Antes da estréia sempre fico nervoso e a perna fica mole, mas consegui encaixar duas ondas razoáveis para vencer. Vou tocar em frente para sair daqui garantido no WCT", disse ele, que viu o também brasileiro João Figueiredo ficar em segundo na bateria eliminando os australianos. "Foi show de bola. Agora eles (os australianos) que vão tomar cerveja", ironizou, em uma menção ao passatempo preferido dos surfistas estrangeiros durante a etapa brasileira.
Como é pré-classificado, o paranaense entrou na disputa quando restavam 96 competidores (foram 200 inscritos). Garantido entre os 48, o surfista precisa muito mais do que isso para subir ao WCT. "Quero terminar pelo menos em quinto para viajar ao Havaí tranqüilo", disse.
Como dois resultados são descartados, chegando às quartas-de-final, Khodr iria à Tríplice Coroa classificado. "Eu já deveria estar garantido desde as etapas européias no meio do ano. Como vacilei, agora tenho de aproveitar aqui", disse ele, que há uma semana terminou em terceiro lugar na etapa de Maresias (SP). No início da tarde de hoje, Jihad volta à água.
O jornalista viaja a convite da Associação dos Surfistas Profissionais.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura