O roteiro do gerente de marketing Rodrigo Papov, o Bruxo, de 27 anos, foi meticulosamente programado. A concentração para o jogo de hoje, às 16 horas, contra o Atlético-MG, no Couto Pereira, começa quase sete horas antes, em frente ao estádio, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. "Vou passar lá para rezar e acender uma vela", diz ele.
Com a espiritualidade em dia, Papov continuará a peregrinação na loja de um amigo no Hugo Lange. A parada final é a cadeira inferior do setor da Rua Mauá, próximo aos velhos conhecidos Cornetas do Fosso. "Eu simpatizo com aquele pessoal", conta.
De lá, o Bruxo verde e branco só espera sair com mais três pontos na tabela de classificação, aumentando assim a confiança no retorno à Primeira Divisão. "A obrigação da torcida é lotar o Couto e empurrar o time no grito", convoca o coxa-branca, daqueles capazes de se mudar para o bairro Alto da Glória apenas para ficar mais perto do estádio ou que trocam uma noite (ou parte dela) de lua-de-lel na República Dominicana para acompanhar lance-a-lance Coritiba e Náutico na internet a única partida da Série B em que não esteve na arquibancada.
Assim como Papov, outros milhares de alviverdes se mobilizam para fazer da paixão pelo Coritiba a força necessária rumo à classificação. Receita, aliás, explorada com sucesso pelo rival mineiro, líder de pontos (64) e de público (média de 28.683 torcedores no Mineirão) da Segundona. O Galo obteve 12 vitórias seguidas em casa, onde não perde desde maio (14 jogos). No mesmo ranking de público da CBF, o Alviverde aparece em sexto (10.373).
O gerente comercial Carlos Eduardo Vianna, 26 anos, também garantiu lugar entre os 30 mil coxas-brancas esperados hoje no Couto Pereira o clube optou por não revelar a quatidade de ingressos vendidos antecipadamente. Crítico ferrenho da administração Giovani Gionédis, ele promete esquecer pelo menos por 90 minutos os bastidores políticos.
"A gente está sofrendo na arquibancada porque o time caiu. Então é obrigação deles recolocar o Coxa na Primeira Divisão. Estou confiante. O passo mais difícil foi dado contra o Paysandu (vitória de virada por 3 a 1, em Belém)", afirma Vianna.
É no embalo do "Vamos subir, Coxa!", música-tema desta reta final de campeonato, que a Império Alviverde, principal organizada ligada ao clube, promete transformar o Alto da Glória numa panela de pressão, que desde antes de a bola rolar já intimida os adversários.
Na TV: Coritiba x Atlético-MG, às 16 horas, no Premiere F.C.
Em Curitiba
CoritibaArtur; Leandro, Índio e Marcelo Batatais; Andrezinho, Márcio Egídio, Paulo Miranda, Cristian e Ricardinho; Caio e Hugo.Técnico: Paulo Bonamigo.
Atlético-MGDiego; Luisinho Netto, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Bilu e Márcio; Galvão (Éder Luis) e Marinho.Técnico: Levir Culpi.
Estádio: Couto Pereira. Horário: 16 horas. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS). Auxs.: Sérgio Buttes Cordeiro Filho (RS) e André Veras (RS).