O argentino David Nalbandian voltou ao normal. Depois de bater os três melhores tenistas do mundo para conquistar o Masters Series de Madri, ele foi derrotado por um azarão na estréia do ATP da Basiléia. O suíço Stanislas Wawrinka, número 35 do ranking, ganhou por 2 a 0 e vingou o compatriota Roger Federer batido por Nalbandian na final do torneio espanhol.
Fora de quadra, o clima está esquentando no esporte das raquetes com as novas suspeitas de fraude em apostas. O russo Nikolay Davydenko foi apontado pelo Tennis Australia (entidade responsável pelo esporte naquele país) como suspeito em caso de compra de jogos. O número 4 do mundo abandonou no terceiro set quando perdia para o norte-americano Andy Roddick, no Aberto da Austrália de 2005. Neste ano, já havia sido investigado por supostamente entregar uma partida em Sopot para o inexpressivo Martin Vassalo Arguello, da Argentina.
O Tennis Australia aponta também que a vitória do australiano Lleyton Hewitt sobre o sérvio Janko Tipsarevic em Adelaide faz parte do dossiê elaborado para investigar 140 partidas passíveis de corrupção. Já o italiano Filipo Volandri teria facilitado a vida de Wayne Arthurs em Wimbledon, em 2005.