Buenos Aires - O piloto espanhol Carlos Sainz, ao lado do navegador francês Michel Perin, já tinha vencido seis etapas, liderava a classificação geral com folga e caminhava para o título do Rally Dakar. Mas sofreu um acidente ontem, durante a 12ª etapa, e foi obrigado a abandonar a prova. Melhor para o sul-africano Giniel De Villiers, que passou a ser o primeiro colocado entre os carros.
No acidente, o carro de Sainz caiu num barranco de quase cinco metros de altura. Perin, inclusive, chegou a machucar o ombro, mas ambos passam bem. "Foi uma desgraça com sorte, pois poderia ter sido pior para a gente", afirmou o piloto espanhol, que já foi campeão mundial de rali duas vezes na carreira.
Entre as motos, o melhor do dia foi o piloto francês Cyril Despres, mas a liderança na classificação geral continua com o espanhol Marc Coma. Para os brasileiros, a 12ª etapa não foi muito boa. Nas motos, José Hélio terminou em 17º lugar. E nos carros, Jean Azevedo foi o 24º colocado.
Hoje, o rali entra em sua 13ª e penúltima etapa. Ao todo, serão 545 quilômetros de trechos cronometrados, entre as cidades de La Rioja e Córdoba, ambas na Argentina.