Foi assinado por volta das 12h desta quinta-feira o acordo que selou a criação do Sport Club Corinthians Paranaense. Em solenidade ocorrida na sede do Grupo J. Malucelli, o Jotinha deixou de existir para dar lugar ao "irmão mais novo" do Timão paulista. Contudo, a parceria nasce com prazo de validade e pode ser quebrada ainda neste ano, unilateralmente. Por ora, o que se sabe é que a expectativa pela estreia do Corinthians Paranaense está marcada para o dia 18 de fevereiro, pela Copa do Brasil, contra o Guarani, no Ecoestádio Janguito Malucelli.
Representando o Corinthians paulista estiveram o presidente Andres Sanches, o vice-presidente de marketing do Timão, Luis Paulo Rosemberg, e o diretor-técnico Antônio Carlos Zago. Os presidentes de Atlético Paranaense, Gláucio Geara, do Coritiba, Jair Cirino, e do Paraná Clube, Aurival Correia, também estiveram presentes, ao lado do vice-governador Orlando Pessuti, do vice-prefeito Luciano Ducci e de outras pessoas ligadas ao futebol do estado.
A parceria assinada pelos dois clubes será válida, inicialmente, por três anos, mas pode ser rompida ainda no primeiro ano, por qualquer uma das partes. Mas o presidente de honra do antes J. Malucelli, Joel Malucelli, crê em uma relação duradoura. "Queremos valorizar o nosso futebol com esta iniciativa", resumiu o dirigente. Do lado corintiano, Andres Sanches fez questão de lembrar a responsabilidade do Corinthians Paranaense a partir de agora.
"É uma parceria importante para nós, e o Joel sabe que esta camisa é sinônimo de pressão todos os dias. A cobrança é sempre muito grande quando se trata de Corinthians", afirmou o mandatário do Alvinegro paulista. A camisa do "Timãozinho" também foi apresentada na solenidade, e existe a possibilidade da Nike fornecedora oficial do Corinthians também municiar o material esportivo do representante paranaense do clube.
O acordo prevê a prioridade do Corinthians paulista em contar com jogador da filial paranaense, além do time de São Paulo poder utilizar o Timão do Paraná como "vitrine" para jogadores que não vêm sendo aproveitados no elenco do técnico Mano Menezes. Aos dirigentes paranaenses caberá uma porcentagem nas transações. Apesar de parecer meramente comercial a parceria, os dirigentes do antigo J. Malucelli esperam angariar torcedores e simpatizantes do Corinthians paulista.
Os dirigentes do Corinthians Paranaense prometem enviar ainda esta semana toda a documentação para a Federação Paranaense de Futebol e para CBF, a fim de registrar o novo clube e poder realizar a estréia pela Copa do Brasil. No Estadual, a tendência é que o time tenha de seguir até o final como J. Malucelli, porém Joel Malucelli promete tentar colocar o Timão do Paraná em campo durante o certame.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura