Santana do Araguaia, PA As principais emoções do 13.º Rally dos Sertões estão ocorrem na categoria motos. O fato de a edição 2005 valer como etapa do circuito mundial atraiu pilotos internacionais importantes, como o espanhol Marc Coma e os chilenos Carlos Gavardo e Francisco Contardo.
O competidor europeu é o atual vice-campeão do Rally Dacar. Ele chegou ao Sertões como segundo colocado no mundial de cross country e com chances de assumir a liderança da disputa na etapa brasileira.
"Foi uma decisão da minha equipe (Repsol) participar desse rali. Estou pela primeira vez no Brasil e tudo é muito novo para mim. Espero somar os pontos necessários para ficar na primeira posição", disse o piloto.
A participação dos competidores de outros países é considerada tão importante pela imprensa internacional que, pela primeira vez, veículos de comunicação estrangeiros estão acompanhando o trajeto.
Com Marc nas pistas, uma revista espanhola está no Sertões. Uma agência de notícias alemã distribui informações do rali para nove países da Europa e os Estados Unidos. Por fim, um jornal chileno acompanha os pilotos da terra dos Andes.
O principal adversário do espanhol é o brasileiro Jean Azevedo. Tetracampeão da prova, o motociclista se vê fortalecido pela chegada de um campeonato de nível internacional no país.
"Sentíamos muito isso durante o ano. Não participávamos de nenhuma etapa de nível do Mundial e quando chegávamos no Dakar, era difícil competir. Tomará que isso mude a partir de agora", disse o brasileiro.
Nas primeiras etapas do Sertões 2005, as pequenas diferenças nos tempos impressionaram os especialistas do esporte sobre duas rodas. No primeiro dia, por exemplo, Coma ficou apenas seis milésimos de segundo a frente de Jean Azevedo. A emoção deve seguir até o fim.
O jornalista viaja a convite da Dunas Race.