O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) manteve nesta terça-feira o indeferimento da candidatura de Arnaldo Vianna (PDT) à prefeitura de Campos, no Norte Fluminense. Assim como a prefeita Rosinha Garotinho, que tenta a reeleição, Arnaldo foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Andréia Busatto (PDT), a Andréa do Charlinho, que concorre ao Executivo de Mangaratiba, também teve a candidatura negada, assim como o ex-prefeito de São Pedro da Aldeia Paulo Lobo (PP), que participa da disputa para voltar ao cargo. Os dois também foram barrados com base nas novas regras.

CARREGANDO :)

Arnaldo Vianna foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter tido contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A defesa vai recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"A desaprovação do TCU aconteceu por conta de um convênio com a Caixa Econômica Federal na época em que ele era prefeito. Ele prestou contas com seis anos de atraso, e o TCU entendeu que houve a aplicação correta dos recursos do convênio, mas rejeitou as contas em virtude do atraso", explicou o advogado do pedetista, Paulo Studart.

Publicidade

O advogado disse que o recurso, que foi interposto pela coligação de Rosinha, não havia sido aceito em primeira instância e que, portanto, não houve pronunciamento da defesa sobre este caso.

No caso de Andréia do Charlinho, o indeferimento foi mantido porque o TRE-RJ condenou a deputada estadual no ano passado por abuso de poder político e uso indevido de meio de comunicação na eleição de 2010, quando ela foi eleita para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A defesa tinha uma liminar que suspendia os efeitos da decisão do TRE-RJ, mas ela foi revogada pelo ministro Gilson Dipp há duas semanas. Com isso, Andréia foi enquadrada na Lei da Ficha Limpa por ter uma condenação em órgão colegiado. A defesa vai recorrer ao TSE.

Prefeito de São Pedro da Aldeia entre 2001 e 2008, Paulo Lobo teve o registro negado por ter tido contas reprovadas tanto no Tribunal de Contas do Estado quanto na Câmara dos Vereadores.